André Fontes dará Palestra no Polivalente sobre Resíduos Sólidos (16/11)

0
150

Propriá/SE – Na próxima quarta-feira (16/11) o ex-secretário municipal de saúde de Propriá estará proferindo Palestra no Auditório da Escola Joana de Freitas Barbosa (Polivalente) às 15:00 horas.

O Tema abordado será: “Resíduos Sólidos e o Impacto na Saúde Pública” cujo público alvo será os alunos do Ensino Médio, porém, aberto ao público por ser um ato de informação da maior importância ao conhecimento da sociedade.

Nos dias atuais, especificamente na cidade de Propriá, o tema em questão cai muito bem. A cidade tem um problema na questão de educação na geração de resíduos sólidos que são descartados de qualquer forma. Segundo André Fontes: “Este tema tem grande importância para os municípios, visto que os municípios não adotam medidas efetivas na manipulação do lixo recolhido diariamente visando à preservação do meio ambiente e com isso desprezam o potencial econômico que os resíduos sólidos podem promover, sobretudo na geração de emprego e renda.”, salientou ao site Propriá News.

Por definição, resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos. Como exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, além de outros.

Fonte de produção 

Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil.

Coleta seletiva e reciclagem 

Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.

Resíduos sólidos perigosos 

Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosos. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.

 A Palestra promete ser bem informativa gerando conhecimento e consciência. André Fontes foi Secretário Municipal de Planejamento de Propriá entre 2011 a 2013; Superintendente do Consórcio Público de Resíduos Sólidos do Baixo São Francisco, além de Secretário Municipal de de Saúde em 2016 na gestão do Prefeito José Américo Lima.

Da redação
Adeval Marques
Graduado em História/Unit
Com informações de André Fontes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA