Propriá: Novo Secretário de Saúde e Prefeito eleito Municipal devem ficar atentos

0
342

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informou que, tanto o Prefeito eleito em 2016 e seu Secretário Municipal de Saúde, devem ficar atentos sobre o cadastro de usuário do SIOPS: Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde assim que tomarem posse em seus devidos cargos.

No alerta da CNM ela diz que: “No dia 1º de janeiro de 2017 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai enviar ao Ministério da Saúde (MS) o cadastro dos prefeitos eleitos. Simultaneamente, o MS deve importar os dados dos novos gestores que tomaram posse para o Siops. O cadastro permanece o mesmo para o prefeito que foi reeleito.”.

Tal procedimento vem tornar a posse dos sistema para orientação, acompanhamento e fomento de dados da saúde em cada Município. Dessa forma o gestor tem total controle da situação e maior responsabilidade sobre sua gestão.

Ainda de acordo com a redação da CNM ela explica que: “A Confederação também explica que o prefeito eleito, após fazer a inserção de seus dados no Siops, deve também cadastrar o Secretário de Saúde do seu Município. Esse procedimento só pode ser realizado com o Certificado Digital.  Por sua vez, o novo Secretário de Saúde vai preencher os dados do servidor municipal que ficará responsável pelo envio ao Siops dos dados das Despesas com Ações e Serviços de Saúde. Mais esclarecimentos estão disponíveis em um fluxograma disponibilizado pelo Ministério da Saúde.”.

Para maiores informações clique aqui para visualizar o fluxograma. Veja o módulo de perguntas e respostas. Dúvidas adicionais podem ser esclarecidas pelos telefones dos Siops: (61) 33153173 – 33152823 ou 33152180.

Por Adeval Marques
Com informações da Agência CNM, com informações do Ministério da Saúde

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA