Indignação: “Enquanto a Prefeitura contratando gente de fora, despreza a qualificação local”, disse

0
468

Uma figura da política local – solicitou não ser identificada – do município de Propriá se diz indignada com o fato do Prefeito Iokanaan Santana (PSB) está contratando pessoas com qualificação técnica de outros lugares sendo que, no próprio município, existem dezenas delas com as mesmas qualificações técnicas ou profissionais esperando apenas uma oportunidade.

Relatando sua indignação a informação repassada é de que, futuramente, poderá dar mais detalhes sobre as contratações, entretanto, num exemplo tímido que foi relatado pela fonte, foi afirmado que “O município tem vários profissionais da área de Assistência Social, no entanto, a Prefeitura vem contratando outras de fora […].”, disse com certo tom de indignação. Não pára por ai e outras denúncias já estão em andamento.

Numa análise mais apurada da situação o fato nos remete ao pensamento de que as pessoas que vivem no município e se qualificam fizeram um investimento pessoal e esperam que sua terra, através de seus líderes na política, façam gestão e desenvolvam o lugar propiciando-lhes a permanência no local de onde pertencem sem que seja necessário se transferir de cidade para buscar a sobrevivência. Outro ponto é o de que, ao residirem na cidade eles pagam por isso. Exemplo: água, energia, IPTU, compras diversas, escola, etc. Como vive se a própria cidade não dar condições? Como viver se os gestores não pensam em um desenvolvimento macro? Como sobreviver se não há qualidade de vida? Como sobreviver onde há perseguição política? Como sobreviver se o líder não lidera? O atraso de Propriá tem, na teoria de que o que faltou foi gestão e gestores, amor por seu povo e lugar, a justificativa de seu atraso econômico e social. Iokanaan começa repetindo antigos erros de outros.

“A Prefeitura vem sendo conhecida como a gestão do povo de Cedro de São João, de Telha e outros lugares […]”, disse uma fonte local.

Infelizmente, na análise de grande parte da sociedade, o Prefeito Iokanaan Santana não parece ser o começo de mudança que o povo de Propriá e todo seu município espera que seja. Esse é um ponto que vem sendo discutido muito na atual conjuntura da sociedade. As redes sociais se manifestam; de dentro da sua base as informações em tom de e comportamento de arrependimento já pipocam aqui ou ali; alguns que lideram começam a desequilibrar-se e os subordinados começam a ganhar animosidades à esses. “O que menos Iokanaan faz é liderar […]”, afirmou um recém contratado que já não tinha mais esperança.

No fechamento dessa matéria, na noite de 16/01, mais uma informação em tom de indignação chegou ao site Propriá News que está averiguando para tornar pública. Trata-se também do mesmo tom.

“É tanto amadorismo, numa coisa tão séria como é Prefeitura, que no Diário Oficial eles tiveram que corrigir diversos erros em relação às nomeações. Lamentável que a gestão de um homem querido esteja começando com tantas falhas e dividindo a cidade, mais uma vez pela sua falta de pulso. Enquanto a Prefeitura contratando gente de fora, despreza a qualificação local. Nosso material humano desprezado e cada vez mais vivendo triste.”, disse por fim lamentando a fonte. A Comunicação da Prefeitura nada emite de importante até o momento.

Embora Iokanaan Santana, o homem de bem, possa achar o “caminho” e refazer, inclusive “injustiças”, e vir a ser de fato o Prefeito, fazendo uma boa gestão, o pragmatismo negativo das situações não tem oposição. É verossímil. Entretanto, até lá, várias denúncias podem chegar na Justiça sobre contratações, nepotismo, etc. E apenas em 17 dias de gestão.

Por Adeval Marques
Com três informações externas (Guardadas o sigilo da fonte)

Foto: Logo oficial da gestão do Prefeito Iokanaan Santana
Montagem com texto central: Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA