G.H.M lança projeto “MPB Comunidade”

0
98

O Grupo História da Música nas comunidades

Este projeto foi idealizado no mês de outubro do ano passado, e a edição de lançamento foi realizada no dia 19 de novembro, na “Rua Gouveia Lima” em Propriá-SE. O objetivo maior é socializar e reunir as comunidades para prestigiarem bons eventos culturais, sempre realizado sem fins lucrativos para que possamos fomentar tais atividades. O formato do evento possibilita ao público assistir de forma confortável todas as atrações, uma vez que o grupo disponibiliza uma quantidade considerável de cadeiras e mesas.

A importância da música

A música é uma arte universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações. As novidades no meio artístico musical surgem á todo momento, e com isso os estilos e ritmos se misturam tornando-se costumeiros, pois a mídia segue o que a “massa” enaltece, mesmo que as vezes de forma deturpada, e ou, sem fundamentos melódicos ou poéticos. Infelizmente somos pré-programados para ouvir as músicas da moda ou que atrai multidões. Dessa forma perde-se a essência da qualidade musical, e dos eventos que nos proporcionam momentos fraternos, entre a comunidade, amigos e familiares.

Sabemos que eventos de “grande porte” que são as “festas sociais”, movimenta a cidade mas não fomenta a cultural local. É gritante o anseio da população por atividades culturais, que mostrem as comunidades o valor de uma sociedade que se identifica com as artes.

Analisando o cenário cotidiano do município cheguei á conclusão que a maioria dos bairros e povoados, são “esquecidos” e de certa forma “excluídos”, pois na verdade só têm privilégios e são contemplados com “esporádicos” eventos culturais e musicais, os centros urbanos. Precisamos valorizar mais os artistas e grupos culturais da nossa terra.

Artes integradas

Inicialmente o projeto tinha um foco; levar o melhor da música popular brasileira, aos bairros, ruas e povoados da cidade de Propriá. Mas com o sucesso da primeira edição, houve uma necessidade de ampliar as atividades e assim envolver outras artes, tornando um projeto de artes integradas que envolve; poesia, teatro e música.

Com esse projeto diferenciado, o Grupo História da Música (G.H.M), pretende resgatar shows culturais e manifestações populares outrora realizados em nossa cidade. Viabilizar música de qualidade, apresentando novos artistas e musicalidade.

A iniciativa de desenvolver este projeto, partiu da preocupação com a falta de atividades e shows culturais em nossa cidade, e também com o nível de vulnerabilidade dos nossos adolescentes que sem o incentivo para conhecer o universo da música, das artes dramáticas, da dança, e da poesia, ficam relegados ao submundo das drogas e da prostituição. Portanto, o projeto se propõe a resgatar tais atividades buscando atingir de forma positiva, toda população, especialmente o público jovem.

“Grupo História da Música, promovendo cultura!”

Por Renison Felix;

Ativista cultural

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA