Sergipe: o embaixador do Qatar e o anúncio do bom negócio

0
42

O Embaixador do Qatar, um dos Emirados Árabes e, entre eles, o segundo mais rico, convocou a mídia para anunciar a boa nova de um negócio excelente para o seu país e, talvez, melhor ainda para o Brasil ou, mais especificamente, para Sergipe. O embaixador informou que já fora celebrado o acordo de fornecimento de gás pelo seu país à empresa CELSE, localizada em Sergipe, e para uma outra empresa no Paraná.

O gás chegará à Barra dos Coqueiros num grande navio tanque que ficará ancorado a umas três milhas de onde está sendo instalada a Usina Termoelétrica. É um sistema complexo de transporte, com o gás liquefeito por baixíssimas temperaturas, que volta ao estado gasoso ao ser transportado, para ser queimado e acionar as turbinas.

A quantidade é tão grande que dará também para alimentar diversas indústrias, formando uma cadeia produtiva pela qual passam as mais consistentes esperanças de desenvolvimento para Sergipe, acopladas, ainda, às perspectivas de produção de óleo e gás na nossa plataforma, no espaço dos próximos cinco a oito anos. Mas a primeira usina da CELSE deve entrar em operação no final do próximo ano. Nessa terça-feira a diretoria do grupo, oferece um almoço a jornalistas convidados, quando será feita uma exposição sobre o atual estágio das obras, que serão também percorridas pelos visitantes.

Por Luiz Eduardo Costa

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA