Prefeitura promove palestra “Cangaço e Luiz Gonzaga em Propriá 2018” no dia 03 de agosto

0
21

O fenômeno cangaço continua sendo uma discussão, produção de estudos e debates até os dias de hoje. Como fenômeno, ele surge de diversos fatores e no campo do estudo existe uma busca incessante que procura explicar tal fenômeno e o que ele produziu até os dias de atuais. A música nordestina ficou conhecida na voz de Luiz Gonzaga, que é chamado de “O Rei do Baião”. Nesse contexto, que reúne Cultura e História, a região do Nordeste é grande produtora de tais eventos. A cidade de Propriá foi palco da passagem de Lampião e também Luiz Gonzaga que levou seu nome em diversas músicas de sua autoria fazendo amizade com pessoas da localidade.

É dentro desse ideal que o Prefeito Iokanaan Santana, como estudioso de vários temas, observa a importância para preservação de aspectos da nossa identidade cultural. Com essa visão ele autorizou que a Prefeitura Municipal de Propriá, juntamente com a Comissão do Cariri Cangaço, realizasse e apoiasse a palestra com o tema “Cangaço e Luiz Gonzaga em Propriá 2018”. O evento acontecerá no dia 03 de agosto de 2018 na Câmara Municipal com horário inicial das 8 horas finalizando ao meio dia, às 12 horas.

O momento “Cangaço e Luiz Gonzaga em Propriá 2018”

Na ocasião serão lançados três livros sobre o cangaço de autoria de Archimedes Marques, Elane Marques e Robério Santos que irão explanar em palestra sobre o tema com abertura para perguntas por parte dos ouvintes. Na mesma ocasião a jornalista Helena de Medeiros Chaves apresentará palestra sobre a vida de Luiz Gonzaga em Propriá. Segundo o poeta Rossemágne, um dos idealizadores e apoiadores do evento, esse momento trará uma análise para a preparação da exposição do Cariri Cangaço Propriá 2019.

Histórico

O Cariri Cangaço, fundado em 22 de setembro de 2009 na cidade de Crato, quase dez anos, é um dos maiores núcleos de estudo sobre o assunto com qualificação para fóruns e debates sobre a temática. Dele nasceu a SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e o Instituto Cariri do Brasil. Depois deles vários outros núcleos foram criados e alguns se reforçaram por interessados no assunto, ou como fonte de estudo e pesquisa, atrativos turísticos e fonte de renda. Debates, palestras, livros e filmes é o resultado de tudo que o fenômeno cangaço reúne e dia a importância. Blog Cariri Cangaço.

Segundo Manoel Severo – confira a publicação: http://cariricangaco.blogspot.com/p/o-nascimento.html, Curador do Cariri Cangaço, hoje o Cariri Cangaço está presente em seis estados da federação. São eles: Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Já realizou 109 Conferências, reuniu mais de 700 pesquisadores e mais de 50 mil pessoas em todas as suas edições. Possui 20 sedes oficiais: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Porteiras, Barro, Lavras da Mangabeira, Piranhas, Água Branca,  Poço Redondo, Sousa, Nazarezinho, Lastro, Princesa Isabel, São José de Princesa, Floresta, Exu, Serrita e Pedro Alexandre. Blog Cariri Cangaço.

Vários meios de imprensa local estarão reunidos fazendo cobertura registrando em fotos, redações, transmissão de vídeos, rádio e tv. O site soudovelhochico, proprianews e as páginas Propriá Como Realmente É, Rede RFNews, CET7-Comunicação, Propriá FM, Xodó FM e Fundação Aperipê pela TV Aperipê são as credenciadas até o momento no evento.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do setor de Cultura, participa com execução de ornamentação, apresentações com membros de grupos de cangaceiros locais, filarmônica, flauta doce com alunos e total apoio.

Redação
Adeval Marques
Arte: Júnior Dantas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA