“Cangaço e Luiz Gonzaga em Propriá 2018” é tema de palestra realizada pela Prefeitura de Propriá

0
28

Na manhã da última sexta-feira, 03 de agosto, foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Propriá, uma palestra com o tema “Cangaço e Luiz Gonzaga em Propriá 2018”, com objetivo de resgatar a cultura e a história de  ícones da cultura nordestina durante suas visitas na cidade ribeirinha. Com um ciclo de ações envolvendo palestras, debates e exposições, a Prefeitura Municipal de Propriá promoveu sua primeira palestra para estudantes, pesquisadores e lideranças políticas local.

O evento contou abertura do grupo de pífano e apresentação da Filarmônica de Propriá que tocaram o Hino Nacional e o Hino de Propriá. A primeira palestra foi ministrada pela propriaense e jornalista, Helena de Medeiros Chaves que falou sobre a passagem de Luiz Gonzaga em Propriá e sua amizade com Pedro de Medeiros Chaves.

A segunda palestra foi ministrada por Kiko Monteiro, fã do cangaço e pesquisador que dedicou 20 anos de sua vida à pesquisa sobre a vida de Lampião e seu bando. Durante sua apresentação, foi exposto uma série de conceitos romantizados sobre a vida de Lampião, Maria Bonita e seu bando.

O momento ainda contou com apresentação de alunos da Escola Municipal Pedro de Medeiros Chaves, que fizeram uma apresentação com flautas e cantaram músicas de Luiz Gonzaga, encantando a todos os presentes. Dando continuidade ao evento, foram lançados dois livros sobre o cangaço de autoria de Archimedes Marques e Elane Marques. O evento foi concluído com palestras sobre o tema Cangaço e fizeram uma análise para a preparação da exposição do “Cariri Cangaço Propriá 2019”.

Encantado com tudo que foi abordado durante o evento, o Prefeito Iokanaan Santana, acompanhado da Primeira-dama Helena Santana, destacou a alegria em estar apoiando e realizando um evento de grande magnitude para o resgate cultural de personagens tão importantes na história de Propriá. “Isso enriquece o nosso município, estou muito feliz porque esse momento vai entrar para história do povo propriaense”.

Homenagens

Um momento especial foi quando a escritora Elane Marques homenageou com troféus a Primeira-dama Helena Santana pelo apoio e incentivo na realização do evento; o poeta Rossemágne pela dedicação e ajuda na realização; ao vereador Marcos Graças que recebeu em nome do prefeito Iokanaan Santana.

pelo apoio e incentivo; a Secretária de Gabinete, Maria Socorro Melo pelo apoio, acolhida e incentivo do evento e também para Adeval Marques pela contribuição com material informativos e fotos que fizeram nascer alguns livros de Elane e Archimedes Marques.

O evento contou com o apoio da Câmara Municipal, dos sites Sou do Velho Chico e Propriá News; das fanpages “Propriá Como Realmente é” e “Rede RF News”, das rádios Xodó FM, Propriá FM e Aperipê, da TV Fundação Aperipê e CET7 – Comunicação.

Participaram do momento, os vereadores: Aelson Santos, Marcos Graça e Heldes Guimarãe e Jairo Lemos. Os Secretários: Antônio Souza (Defesa Social); Sergio Rocha (Finanças); Noyberts Lucas (Planejamento, Administração e Gestão); Maria do Socorro Melo (Gabinete e Comunicação Social); Edeildo Santos (Obras); Rafael Sandes (Educação, Cultura, Juventude e Esporte); o Superintendente da SMTT Luiz Claudio; Elisabete Nunes (Assistência Social); Luciano Gomes (Agricultura e Pesca); José Manoel Freire (Indústria, Comércio e Turismo); Ingred Guimarães (Meio Ambiente); e a Procuradora Geral do Município, Vanielly Silva.

Redação Por Katlen Bomfim e Adeval Marques
Fotos: Romulo Costa / Mak Torres (site Sou do Velho Chico)
Banner: Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA