10 mitos sobre o câncer de próstata

0
10

Novembro é o mês escolhido para conscientizar sobre o câncer de próstata. Ele é o tipo de câncer que ocorre na próstata, que é a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

1 – Só existe risco de desenvolver Câncer da Próstata para quem tem história familiar

Todo homem que vive além dos 40 anos de idade pode desenvolver câncer da próstata. O que sabemos através de estudos epidemiológicos é que aqueles que têm histórico familiar positivo, ou seja, tem pai, avô, irmãos com a doença possuem maior chance de apresentar o câncer. Isso também é verdade para o câncer da mama em homens, doença mais rara, porém como a mesma relação com a ação da testosterona. E outro grupo com mais risco são os homens da raça negra, pela conhecida sensibilidade androgênica superior aos de raça branca ou amarela.

No outro extremo do risco, pela razão descrita acima, os orientais têm menor incidência de câncer da próstata. Mas efetivamente, todos podem desenvolver a doença, especialmente os que vivem mais tempo.

2 – O Câncer da Próstata não tem cura

Desde que identificado precocemente, o homem com câncer da próstata pode ser curado. Esta é a principal razão para que o homem busque fazer exames periódicos envolvendo a glândula a partir de certa idade. Quem fica esperando sentir algo para só então buscar ajuda, estará sempre atrasado.

Leia a matéria completa aqui:
https://www.minhavida.com.br/saude/materias/33974-10-mitos-sobre-o-cancer-de-prostata

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA